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Principais dúvidas sobre a reabertura das inscrições ao Concurso Público Unificado
Concurso público
Principais dúvidas sobre a reabertura das inscrições ao Concurso Público Unificado
13/08/2009 10:59:14
por Coordenadoria de Comunicação Social

As inscrições para concorrer as 10.086 vagas do concurso público para o Poder Executivo Estadual foram reabertas por mais 12 dias, com início nesta quarta-feira (12.08) e encerramento no dia 23. Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes, conforme consulta ao Disque-Servidor (0800-647-3633).

Os postos de acesso a internet ainda estão funcionando?
Os postos de acesso gratuito a internet estão atendendo normalmente os usuários que não têm como acessar a rede mundial de computadores.

Ao todo são 151 postos distribuídos em 93 municípios de Mato Grosso, com monitores para auxiliar no preenchimento da ficha de inscrição para aqueles candidatos que tiverem dificuldades. Em Cuiabá, três postos estão disponíveis: sala 9, ala Verde do Ganha Tempo da Praça Ipiranga; na Agência VIP do Detran no Shopping Pantanal; e na Agência Central dos Correios, localizada na Praça da República, no Centro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, por meio do site www.unemat.br/concursos.

O prazo de reabertura das inscrições é válido para pagantes e isentos?
O prazo de 12 dias serve tanto para pagantes quanto para isentos. As inscrições via internet vão até o dia 23 de agosto (domingo) e o pagamento, protocolo e encaminhamento de documentos, no caso dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), poderão ser realizados até o dia 24 (segunda-feira).

Eu fiz a minha inscrição, mas perdi o prazo para pagar o boleto bancário. Devo fazer nova inscrição? Fiz a inscrição, mas não consegui retirar o protocolo de isento, como devo proceder agora?
Os candidatos que se inscreveram e, ou não pagaram o boleto bancário até o vencimento, ou no caso de isenção não conseguiram tirar o protocolo de isenção, poderão faze-lo sem realizar nova inscrição. Basta que acesso o site da Unemat e escolher a opção Segunda via Boleto Bancário ou Segunda via Protocolo de Isenção.

Fiz minha inscrição com pedido de isenção de taxa. Posso fazer outra para mudar o cargo a que vou concorrer? Qual inscrição irá valer?
Os candidatos que fizeram inscrição solicitando isenção de taxa e resolverem mudar de cargo poderão fazer uma nova inscrição. Valerá a inscrição mais recente.

Quais são os documentos necessários para solicitar a isenção de taxa de inscrição?
Os documentos obrigatórios para inscrição com pedido de isenção do pagamento da taxa variam de acordo com o motivo da isenção. Para todos os casos é obrigatória a entrega de uma fotocópia do CPF (não é necessário autenticar) e uma fotocópia do documento de identidade, também não precisa autenticar.

- Para o candidato desempregado, é obrigatória a entrega de fotocópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo número e série, fotocópia de todas as folhas de contrato de trabalho que identifiquem a data de admissão e a data de saída, bem como, a folha subsequente em branco.

- Os candidatos que recebem até um salário mínimo e meio deverão, obrigatoriamente, entregar a fotocópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo número e série, bem como fotocópia de todas as folhas de contrato de trabalho que identifiquem a data de admissão e o valor da remuneração, bem como, a folha subsequente em branco e do contracheque referente ao mês de junho de 2009.

- No caso do candidato doador regular de sangue, é necessário documento comprobatório padronizado de sua condição de doador regular, expedido por Banco de Sangue, público ou privado (autorizado pelo poder público) em que faz a doação, constando, pelo menos, três doações até a data da publicação do edital do concurso.
Todos os documentos devem ser protocolados em uma das 70 agências de Correios credenciadas juntamente com o formulário de inscrição.

Para portadores de necessidades especiais, quais são os documentos necessários?
Os candidatos que se inscreverem como Portadores de Necessidades Especiais (PNE) deverão comprovar, obrigatoriamente, por meio de laudo médico ou atestado (original) indicando a espécie, grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doenças (CID) vigente, bem como, a provável causa da deficiência, de acordo com a lei. Não serão considerados resultados de exames e/ou outros documentos diferentes dos descritos anteriormente e/ou emitidos no período superior de 30 (trinta) dias antes do início das inscrições.

O candidato com pagamento de taxa de inscrição que efetuar a inscrição na condição de PNE deverá encaminhar, obrigatoriamente pelos Correios, via SEDEX, toda a documentação. O SEDEX deverá ser identificado pelo seguinte texto: Documentos de comprovação de candidato PNE - EDITAL N. 003/2009 – SAD/MT, constando nome e número de inscrição do candidato e deverá ser postado, impreterivelmente, até o dia 24/08/2009. O SEDEX deverá ser endereçado à Diretoria de Concursos e Vestibulares – FUNEMAT, situada à Av. Tancredo Neves, nº 1095, Bairro: Cavalhada - CEP: 78.200-000 - Cáceres/MT.

Quais são os valores das taxas de inscrição?
Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com o cargo a ser concorrido e o nível de instrução. Para o cargo de delegado, auditor, gestor e perito criminal o valor é de R$ 100,00. Já para os demais cargos de nível superior o valor é R$ 75,00. Para os cargos de nível médio, o valor é R$ 50,00 e para nível fundamental R$ 25,00.

Posso escolher o cargo em uma cidade e fazer a prova em outra cidade?
Sim. No momento da inscrição o candidato poderá escolher a cidade na qual tem o cargo a que ele quer concorrer e também escolhe a cidade onde quer prestar a concurso, onde quer fazer a prova, não sendo necessariamente na cidade onde mora.
Mais informações pelo 0800-647-3633.

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